terça-feira, 14 de abril de 2009

Pensar

Certa vez um poeta, cujo nome não me lembro, escreveu que a humanidade carecia de homens que soubessem escrever e pensar. Há quem sabe escrever. Há quem sabe pensar. Há muitos que não sabem nem uma coisa, nem outra. Mas os que sabem ambas as coisas são raros, preciosos e perigosos.

Pensar é uma faculdade natural que quando usada chega a ser uma arma letal, por essa razão é que sempre te disse que há momentos na vida que penso em esvaziar todos os meus pensamentos. Dava-me jeito não correr atrás dos pensamentos que tenho, bons e maus, são catalisadores das melhores e piores coisas é certo, mas … tenho dias que o vazio era ouro… tenho momentos que era uma jóia …

Dizem que é o que nos diferencia dos animais, é capaz até de ser, mas pensar além do reflexo autómato que nos faz mover pernas e braços é coisa de bravos!!
O pensamento quando usado e gerador de reacção expõe por vezes as melhores partes de cada um que são as melhores de conhecer e as piores de expor … uma vez expostas não há retorno, está tudo ali escancarado, à mercê da corrente de ar … é preciso coragem para expor a alma, o coração, o pensamento, e a coragem ao contrario do pensamento não é faculdade natural é virtude, e uma virtude arrancada às vezes com dor, aos BRAVOS!


12 comentários:

Anónimo disse...

O mal não será a falta de retorno. Com essa pode bem quem está habituado a viver à intempérie. O mal é que quando o pensamento é estimulado pode facilmente rodopiar como um furacão.

FacAfiada disse...

Os BRAVOS aguentam a intempérie e o furacão, por isso é que são BRAVOS!!!

El Matador disse...

Bem escrito, bem pensado.

FacAfiada disse...

Obrigada pela visita e pelo comentário!

Anónimo disse...

há umas articulações neste espaço, mas precisam de tema, profundidade, uma estrutura que ainda n está encontrada.

Há, talvez, que começar a pensar no método ordenador sob pena dos rascunhos serem momentos dispersos

A música.., essa já goza de ambos: estrutura e método

Mitsokis

FacAfiada disse...

Mitsokis, fico à espera de sugestões!

Anónimo disse...

Sou tão careiro que nem abro a boca...

Depois a possibilidade de asneirar ainda seria superior à de tentativa de compensação.

Mas uma coisa é certa: isto tem que ter um rumo, uma temática, uma linha condutora.

So far, só vejo naifas e citações mal amanhadas do VF.

Vamos lá!!!

Mitsotakis (fica melhor)

Vulgar disse...

a exposição tem os seus riscos... um deles é demonstrar que somos essencialmente iguais uns aos outros, por isso nos esforçamos para parecer diferentes.
Expor pensamentos ou sentimentos é natural, não vejo que seja necessária coragem extraordinária para tal.

FacAfiada disse...

Mitsotakis, guarda lá a conta que aqui ninguém paga nada quando muito se a sugestão não for (mal)amanhada como a anterior, pode haver lugar a um pequeno agradecimento, de resto obrigada na mesma pela visita.

A FacAfiada segue o rumo...

FacAfiada disse...

Vulgar, é preciso coragem para correr riscos, é sempre preciso coragem... é um risco expor o que somos, o que sentimos, repara que ficamos com os "calcanhares de Aquiles" sinalizados e quando corre mal o primeiro pontapé advinha lá onde é dado??

BJS

Major Alvega disse...

Dos fracos não reza a historia!

Sim! é quase um cliché!

Só os Bravos leva o Mar!

Penso ... Logo Existo!

Penso ... ããã ... nao penso!

A consequência directa de pensar é a contradiçao, ja que, cada cabeça supostamente rezará a sua sentença. Todavia o exercício d epensar nao tem nada de extraordinário, pelo que se convencionou o termo raciocínio, como apanágio de todo o ser senciente.

O meu gato pensa mas nao fala,
o meu Hamster pensa mas nada diz,
a minha vizinha fala mas nao pensa, e se ela se calasse, oh! ventura imensa, seria eu bem mais feliz.

Já sei, os puristas demagogos podem apelidar tal verso como piroso, inócuo e outros epítetos igualmente rebuscados, recolhidos de um qualquer diccionário em VULGAR casa de banho pública, porém o acto de raciocínio pressupoe um proposito subjacente ao qual a ideia é manifestada.

Senão, tomemos como exemplo o ser-alicerce do nosso pensamento Ocidental: Sócrates - o Grego, este que preferiu morrer a trair o reciocínio de que apenas o acto de pensar nao conferia sbedoria ... sendo essa certeza de que os que se acham sábios quase sempre nunca o são nos conduziu ao seu maior legado que nao foi tanto o conhecimento do saber mas a identificaçao de onde reside o saber.

Coragem? nada que mereça tao delongo apontamento, recordemo-nos de duas figuras que pensaram: Thomas More e Galileu Galilei ... PENSO que para culto entendedor, meia palavra baste.

Pensar é algo que agrada a GREGOS e a troianos e já Kipling alertava para o perigo de pensar e apenas a isso nos resumirmos, já que é infinitamente cómodo, pois que agir - prolongamento do raciocinio - rouba-lhe o protagonismo da mais valia da obra que assim concretiza.

Fomos pioneiros no acto de corajosamente raciocinar enquanto todos os outros ainda pensavam, daí resultou uma obra chamada Descobrimentos Portugueses e no rescaldo dessa odisseia, do perigo de ousar, ficou nos apenas um murmúrio, qual sombra diáfana traçada pelas palmas da glória (que escrevo em minusculas por ser efémera).

É do pensamento que nasce o acto de criar! é uma Partenogénese que carece tantas vezes de razão e por isso mesmo se diga que:

..."Quando o sábio aponta para o céu, apenas os tolos olham para o dedo"...

Termino com a dubialidade das Citações. Sem dúvida que são pensamentos, sem duvida que resultaram de algum raciocinio. Será no entanto o acto de contestar tal raciocinio ... ou nao ... que nos tornará BRAVOS

... ou simples papagaios.

M.A.

FacAfiada disse...

Carissimo,
Várias vénias e genuflexões ...

Com o Major isto é um dar que pensar ... se existo?? Pois claro que sim! Se penso??? Pois calro que tento! E com isto mais meia dúzia de vénias ...

Até me puxa o Thomas More essa mente cheia, caramba quem mais virá para tanta delonga??? Agrada-me esta ideia de "descascar" pensamentos ...

Outra vénia ...

E como nós gostamos de BRAVOS ... e de BRAVAS também, venham e sentem-se aqui para a delonga ...