sexta-feira, 5 de junho de 2009

Surpresa

De há uns dias para cá um amigo de longa data tem insistido que precisa de falar comigo, que tem uma coisa importante que queria partilhar comigo. Entre este e aquele compromisso não tenho podido assistir a vontade dele e tenho declinado os convites para almoçar. Hoje perto da hora do almoço foi-me adiado um acto e fiquei com um “furo” de 2 horas para almoço, liguei-lhe para irmos almoçar. Combinamos na Cinemateca e em poucos minutos lá estávamos os dois. A cinemateca é um local muito agradável para almoçar, para estar, um oásis na cidade, como não se vê a rua, o reboliço da cidade fica distante …

Sentamos na esplanada do pátio interior, reparei que ele estava com um tom solene e comecei a ficar preocupada, ligeiramente nervosa até:

- Mas olha lá o que é que se passa, já estou aflita!? Estás doente?
- Não, já te conto, vamos servir-nos lá dentro
- Olha que não gosto deste compasso de espera, estás a preparar-me ou o quê? Vais ser pai??
- Não
- Vais trabalhar para fora?
- Não
- Não aguento tanto suspense …

(sentámos entretanto …)

- Em primeiro lugar queria muito agradecer-te
- A mim? Porquê?
- Foste a minha inspiração, deste-me um abanão no momento certo, tu que tens pouco mais de metro e meio fizeste-me sentir um nada …
- Eu? Quando?
- Lembraste quando em Novembro me encontraste na noite, e me seguiste com o olhar a noite toda, de longe … e à saída eu apresentei-te a minha amiga … e tu chamaste-me à parte e disse-te “ Não insistas em gostar de quem não sabe gostar de ti!”
- Tenho uma vaga ideia …

(Neste momento detive-me, ouvi um STOP, deixei de o ouvir, senti-me a planar no pensamento, ausente, vazia, despojada, distante, saqueada, divaguei sobre mim mesma … rodopiei por ali, ouvi o vento, ouvi o mar, ouvi vozes muitas vozes, os olhos arrasaram de agua, vi imagens a passarem ao meu lado, um calor imenso parecia que tinha a cabeça a arder, fechei os olhos e vi … foram segundos, fiz um esforço para me concentrar e voltei à terra!)

- Pois então, pensei dias a fio sobre isso e resolvi casar-me! Outra vez!
- Vais casar-te outra vez?
- Sim vou-me casar e desta vez de consciência, e quero que sejas a madrinha porque em grande parte foste tu que me abriu os olhos … pensei dias e dias no que me disseste, no que tiveste a coragem de me dizer. Agradeço-te de coração.
- Não tens que agradecer nada, só quero que sejas feliz e naquele dia não te vi feliz, vi-te usado. Não gostei de te ver … E vais casar com a amiga que me apresentaste?
- Não vou casar com outra …
- Como se chama?
- M.
- M.?? Não baste ires casar outra vez como escolheste uma noiva com o mesmo nome da tua primeira mulher?
- Não estás a perceber, eu vou casar com a M., outra vez …
- rsssss estupor! Venha a festa!

(…)

Como é que eu, em certa altura, tive a clareza de espírito de dizer a alguém de quem eu gosto muito uma frase que hoje teve para mim um efeito de raio … fiquei fulminada com o que disse hà uns meses a trás!

“Não insistas em gostar de quem não sabe gostar de ti!”

Hoje acrescento, não insistas em gostar de quem não sabe, não quer ou não gosta de gostar de ti, ou simplesmente de quem não gosta de ti!

Ás vezes é assim detemo-nos a gostar muito de alguém, e simplesmente não vale o esforço, não é que a pessoa não valha o esforço, o esforço é que não vale, porque é em vão …
Não chega gostar. Não me chega eu gostar. Não é suficiente um gostar.
Onde é que eu tinha a cabeça para ousar sair da minha protecção?
Onde é que eu tinha a cabeça para achar que chega gostar?
Onde?

Ainda me conservei por algum tempo a tentar achar uma explicação, a encontrar um argumento, a justificar … a justificar-me …

Ainda alvitrei saber como é que o que foi uma emoção num passado recente não é mais que um incómodo dias depois … eu como não digo o que não sinto faz-me confusão, não encontro explicação, se não sinto não digo, ponto final. Se sinto nem sempre digo, mas quando digo é porque sinto muito …

E agora digo para mim “Não insistas em gostar de quem não sabe gostar de ti, não quer ou não gosta de gostar de ti, ou simplesmente de quem não gosta de ti!”, vou repetir até estar convicta …

Senti muito e agora sinto muito!





15 comentários:

Vulgar disse...

boa samaritana.
um beijo

Ana de Sousa disse...

É bem verdade o que dizes. O pior é ganhar coragem para, por vezes, desistir de alguém de quem gostamos.

Pixies :) adoro.

Dida Prazeres disse...

Grrr...pois...a nossa cabeça é por vezes muito mais sensata que o «coração»!!!
Fazer um bypass...razão-coração??? ando a estudar isso!!! hihihih


Beijo grande!!

Unknown disse...

Gostei. Bem dito...

Mokas disse...

desistir de alguém assim.
Dessa maneira.
Exactamente.
Exactamente assim.
já o fiz... há uns anos...

Na altura fiquei capaz de plantar uma bomba na fabrica de ursinhos da "forever friends"

lol
mas não era por ali.


Grande musica
grande filme

e esse update à frase....
muito sapiente.

gostei particularmente do final
"Senti muito e agora Sinto muito!"

bom fim de semana

[ rod ] ® disse...

Esse tipo de conselho seu deveria ensinar na escola primária... ou vir num chip.

Bjs,






Novo dogMa:
históRias...


dogMas...
dos atos, fatos e mitos...

http://do-gmas.blogspot.com/

Santo PC disse...

Parece simples, mas não é nada pois não? Chega-te pra cá!

FacAfiada disse...

Vulgar,
Nem por isso!

FacAfiada disse...

Anny,
Custa desistir mas custa ainda mais sofrer injustiças!

Paciência!

Eu tb adoro Pixies.

BJS

FacAfiada disse...

Dida,
A nossa cabeça mesmo feita num novelo é sempre mais sensata ... infelizmente!

Bahhh qualquer dia corto-a!

Bjs

FacAfiada disse...

Manuela,
Obrigada pela visita!

Bjs

FacAfiada disse...

Mokas,

Detiveste-te no mais importante ... a música e o detalhe ...

Senti muito e agora sinto muito!

Plantar bombas é comigo ahahahah mas nada relacionado com os forever friends!

Bjs miudo boa semana

FacAfiada disse...

[ rod ],
Um chip era uma boa solução!
Tudo muito bem programado!


Bjs

FacAfiada disse...

Santo Padre,
Não é nada fácil, nada mesmo!


Vai, vai

Francisco Sequeira disse...

Caracteristico.