terça-feira, 16 de junho de 2009

Preciso


E não é que fiquei infinitamente feliz?

Subitamente e com um simples “Hi” fiquei aos pulinhos de contentamento. O rufia que me deu a mão, que me ensinou que dar a mão é o maior sinal de confiança, que me deu a conhecer um submundo, uma inconstância com o misto de dor e de prazer vem apanhar ar à Europa. Que alívio, para mim porque andava em sufoco, não tenho saudades, tenho só um “preciso” dos grandes. E preciso mesmo, hã!

Há uns anos atrás estava eu em espiral, rodopiava sobre mim mesma e alguém que eu não conhecia de parte nenhuma num sítio que já nem me lembro bem, só sei que foi em Greenwich village disse-me “your eyes are a confused mix of angel and devil. Do you lend them to me for a few days?”. Pois, emprestei e mais que isso permiti-me a ver pelos olhos dele … daí resultou que eu fui a bóia de salvação para ele e ele puxou-me para a margem. Ganhámos os dois e saímos vencedores. Vencemos uma batalha os dois e sempre fundada numa imensa confiança que se apresentou no primeiro minuto. Daí retirei um bom ensinamento que uso invariavelmente embora em algumas ocasiões não faça a correcta leitura. Ele sempre me disse se alguém te recusar as mãos não é de confiança, não crê nelas o sentido que têm, e não é que o maior rufia sabe o que diz?!
Porque é que confiei nele se não tem ar de pessoa confiável? Porque sabe ler as mãos …

Eu ainda não sei … pode ser que aprenda.

É um artista de mão cheia, eu disse-lhe muitas vezes que aqui, em Portugal quando se chama artista a alguém pode ser num sentido muito depreciativo, o típico “olha que grande artista!”, ele é um grande artista e tem cada arte que só se ganha com calo, com vida, com passagens, com credos, com gritos, com tiros, com risos, com vidas, com mortes, com choros … é a vida! A vida é isto, é assim, dói, mais ou menos, as vezes nem dói mas sente-se, quer-se, e vive-se. Eu vi os meus olhos transpostos para a tela e vi-os melhor que se me visse ao espelho, engraçado que o que vi na tela nunca consegui ver no espelho, perguntei-me tantas vezes, mas ele consegue ver uma coisa que nem eu consigo? Valeu-nos um desempate de vida aquela tela, desempatou-nos situações limite, nunca mais a vi e provavelmente nunca mais a vou ver, também nunca mais vi o que vi na tela porque aprendi algumas coisas, porque ele durante o processo ensinou-me algumas coisas e o que estava representado já passou … Grande tela, grande artista, grande homem, grande rufia!

Durante aquele tempo tive medos, cresceram-me medos e matei outros medos, foi um equilibrar da balança, lembro-me de matar o tempo em noites altas e gostar de ver as luzes da cidade … de me sentir segura nos sítios mais inseguros, é uma questão de negociação interior dizia ele, e bem. É mesmo, negociar intimamente medos, temores, fobias, receios, dúvidas, saber fazer cedências a uns e proibir outros é um negócio que as vezes até falha mas aprende-se, experimenta-se …
.................................................................................................................................
http://www.tonyphilippou.com/



16 comentários:

El Matador disse...

Os quadros são bem fixes. Também deambulei pela Village, fizeste-me lembrar.

Mokas disse...

Precisava algo do género... Agora.

Anónimo disse...

Amo esta música.
Amei este blogue.

£ou¢o Ðe £Î§ßoa disse...

Vive-se.

(não sei porquê, mas hoje sinto que me roubaram. Tenho poucas palavras, é um misto de querer e não me conseguir exprimir através das ditas.)

Sente-se.

FacAfiada disse...

El Matador,
Tenho tantas saudades do sabor de deambular pelo Village, tantas!

FacAfiada disse...

Mokas,
São cliks que acontecem na vida ... coisas que não se querem esquecer mas que custam um bocadinho a lembrar!

Bjs

FacAfiada disse...

Anónimo,
Eu também gosto muito desta música, alias gosto demais mesmo!

Ainda bem que gostaste, volta sempre.

FacAfiada disse...

£oµ¢o Ðe £Î§ßoa,

Se te roubaram não sei, o que te levaram não sei, sei que as palavras nunca te levam, tu é que levas as palaras!

forteifeio disse...

Neorealista

Gosta de chocar, talvez seja esse o teu embalar

Francis disse...

"só sei que foi em Greenwich village"
seja lá o que for, assim tem outro estilo.

Santo PC disse...

Damm ficar fora de jogo é mau!

FacAfiada disse...

Forteifeio,

Ele gosta de chocar e choca, eu nem por isso!

Mas embalo-me, às vezes, num bom choque!

FacAfiada disse...

Francis,

Seja lá onde for é que tem estilo!!

FacAfiada disse...

Santo,

Jogar mal é que é muuuuuuuuito mau!

E há quem jogue tão mal, manobras!

Francisco Sequeira disse...

Apetece-me dizer-te para teres cuidado, sei que o tens mas infelizmente não o medes.

Olivia de Palito disse...

Se te pisgas sem avisar armo barraca!